sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Método Canguru ajuda a recuperar bebês prematuros

Criança fica em contato direto com a mãe e as vezes com o pai, aconchegada em seu peito


O Método Canguru é um modelo de assistência oferecida ao recém-nascido prematuro de baixo peso e sua família. Esse método acompanha desde o pré-natal de alto risco, o nascimento e a internação do bebê. Nele, o bebê fica fica em contato direto com a mãe, aconchegado em seu peito.
O método tem três etapas. Na primeira, é feito atendimento individualizado ao bebê e sua família. Também é realizado o contato pele a pele entre a mãe e o bebê (posição canguru), promoção do aleitamento materno, envolvimento dos pais nos cuidados com o bebê.
Na segunda etapa, o bebê fica alojado com sua mãe em uma enfermaria, pode receber alta hospitalar precoce, com peso de 1.750g. Na terceira etapa, o recém-nascido e sua família vão para casa, mas continuam sendo acompanhados pela mesma equipe que esteve presente na sua internação. É necessário ir até o hospital duas vezes por semana, ou seja, sua alta é assistida. O bebê será atendido até atingir dois quilos.
Para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto, conversamos com as consultoras do ministério da saúde no Método Canguru, a psicóloga  Zaira Custódio e a enfermeira Roberta Costa do Hospital Universitário (HU) de Florianópolis.
Como surgiu o método canguru no HU?
A Maternidade do Hospital Universitário (HU) adota ações voltadas à humanização do bebê pré-termo e sua família desde sua implantação e a posição canguru desde 1996. A Unidade Neonatal do HU ao longo dos últimos dez anos vem adaptando sua área física, bem como adequando os profissionais para a efetivação e manutenção das três etapas do método.
Qual o principal objetivo do método canguru?
O principal objetivo é oferecer uma atenção humanizada ao recém-nascido prematuro e sua família que contemple o respeito e a individualidade. O bebê é um sujeito que sente dor, que se expressa de várias formas comportamentais e que necessita ter a sua história pré-natal preservada. Assim, os pais são parceiros junto com a equipe da Unidade Neonatal no acompanhamento do desenvolvimento e crescimento desse bebê.
Quais os benefícios para o bebê e para a mãe?
Melhora a evolução clínica do bebê, sensação de conforto e segurança, ganho de peso, aumento no índice de aleitamento materno, fortalece o vínculo afetivo entre o bebê e seus pais, alta hospitalar precoce. Para a mãe, aumenta a segurança nos cuidados com o bebê, aumenta a formação e fortalecimento do vínculo afetivo, melhora a produção de leite materno e o tempo de amamentação exclusiva e diminui o impacto provocado pela prematuridade.
O método pode ser utilizado por qualquer recém-nascido? Ou só por bebê prematuro?
Da forma como é preconizado, nas três etapas, por bebês prematuros. No entanto, quando tem um bebê que nasceu de nove meses de gestação e requer internação na UTI Neonatal, ele e sua família podem se beneficiarem da primeira e segunda etapa deste método.
Quais benefícios a psicologia traz ao Método Canguru?
O trabalho da psicologia começa desde a gestação, o nascimento do bebê é preparado com técnicas psicológicas para não ter impacto, ajuda a mãe, principalmente, a aceitar e investir no "real" bebê. É feito um acompanhamento psicológico com as mudanças emocionais da família, depressão, medo, culpa, tristeza e rejeição. Por conta dos sentimentos desencadeados pelo nascimento prematuro do bebê.

HAGAH SC



Foto:  Edinando Santos 

Bebês têm atendimento mais humanizado, obrigado senhor por ter me dado essa benção em minha vida que é meu filho VICTOR GUILHERME, Nasceu prematuro no dia 20 de novembro de 2011 na maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Aracaju-SE.
                                  

Um comentário: