sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Fim de uma era; Lagarto Futsal não existe mais

Presidente do time confirmou que as portas foram fechadas. FSFS e falta de reconhecimento foram os motivos alegados.




O fim? É essa a pergunta que todos os torcedores do Lagarto Futsal estão se fazendo depois que treinador e jogadores deixaram mensagens de despedida logo após a segunda partida da final do Campeonato Sergipano, vencida pelo Real Moitense por 2 a 0, apesar do time de Moita Bonita não ter levantado a taça devido à suspensão do jogo por falta de segurança na quadra.
Presidente do Lagarto Futsal, Marcelo Papel confirmou o fim do time (Foto: Arquivo/Portal Lagartense)
A resposta pode estar mais próxima do sim do que do não, já que a diretoria confirmou ao Portal Lagartense que o clube fechou as portas, pelo menos para este ano. "Para este ano o time acabou e não vai disputar a Liga Nordeste de Futsal", afirmou o presidente Marcelo Papel.
Segundo ele, o principal motivo foi a atuação da Federação Sergipana de Futsal (FSFS) durante o certame estadual deste ano. "Enquanto a federação for dirigida por Manoel Cruz, não há time, o Lagarto não disputará nenhum torneio", disse o mandatário.
Papel também colocou como principal motivo para o fim do time a "falta de imparcialidade da federação". Para ele, o Lagarto foi extremamente prejudicado no estadual 2013, não tendo conquistado o torneio antecipadamente por culpa da FSFS.
A direção do alviverde de futsal compreende que toda a responsabilidade das confusões que ocorreram nas partidas entre Real Moitense e Lagarto foi apontada pelo presidente da federação para o time do centro-sul. "Alguns torcedores tiveram problemas, mas que eles fossem punidos. Ele disse que toda a culpa foi do Lagarto", disse Papel citando os episódios do primeiro e do segundo turno.
Treinador e jogadores compartilham da ideia do presidente. Quem exprimiu isso de forma pública foi o técnico esmeraldino, Thiago Santos. Em sua conta no Facebook ele comentou: "É muito triste. Estamos presenciando e convivendo com todas essas falcatruas e manipulações de alguns cartolas".

Thiago Santos, treinador do time, publicou mensagem de despedida em seu perfil no Facebook (Foto: GLOBOESPORTE.COM)
Mudança
Segundo Papel, a decisão de terminar o clube foi tomada há dois dias e alguns jogadores já estão deixando a cidade. Ele não pôde confirmar o destino dos atletas. Informações dão conta de que o futsal pernambucano seja a provável ida dos ídolos lagartenses.
Jogadores e diretoria ainda estão negociando algumas dívidas, mas o cartola lagartense garantiu que isso não prejudica o bom relacionamento entre grupo e presidência. Segundo Papel, a vontade dos jogadores era continuar, mas entenderam a situação e apoiaram a decisão.

Marquinhos Carioca celebrando gol na Superliga Nacional de Futsal (Foto: CBFS)
Volta?
Papel não descartou sua volta ao comando do futsal lagartense - mas só após a saída da atual presidência da federação -, nem escondeu a vontade de um dia presidir o futebol também, como é pedido por grande parte da torcida. "Mas só se um dia reconhecerem o trabalho, tanto o poder público quanto o comércio", afirmou Papel, que também atribuiu o fim do clube de quadra à "falta de mais patrocinadores, incentivo e reconhecimento".

Jogador e torcida comemoram gol em clima de euforia durante a Taça Brasil (Foto: CBFS)
Dias de glória
A cidade mais populosa do interior sergipano viu, em poucos meses, um futsal amador se transformar, através da formação de uma equipe profissional em 2011 e a entrada de Marcelo Papel na presidência, numa das maiores potências do esporte no nordeste do Brasil.
Time lagartense levanta a taça da Liga Nordeste 2012 (Foto: CBFS)
Em 2012, o time conquistou a Liga Nordeste de Futsal, além do Circuito Sergipano e dois turnos do campeonato estadual. Na Copa TV Sergipe o esmeraldino ficou em segundo lugar. O atual campeão nordestino viajou para Santa Catarina este ano para disputar a Superliga Nacional e entrou de vez no hall dos grandes do Brasil. Dias depois disputou outro torneio de nível nacional, a Taça Brasil, ficando entre os quatro melhores de todas as regiões brasileiras.
Em pouco tempo, o time já desbancava a hegemonia estadual do Real Moitense, mas tudo foi ficando mais difícil depois de perder no tapetão a chance do título do primeiro turno do Campeonato Sergipano 2013.
Na decisão, atletas moitenses iniciaram uma confusão após terem sofrido o gol de empate, o que dava o título ao Lagarto, e se negaram a continuar em quadra. A partida foi suspensa faltando três minutos e o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) voltou atrás na decisão de dar a conquista ao clube lagartense e permitiu ser jogado o tempo restante em quadra neutra com um jogador a menos para o Lagarto. O alviverde perdeu por 1 a 0.
Novamente, atletas, comissão técnica e direção voltaram a condenar a atitude da federação sergipana. Com o título no segundo turno sobre o rival Real, o Lagarto teve a chance de disputar a última partida da final do estadual em casa e jogando por dois resultados iguais em virtude de melhor campanha nas duas etapas no campeonato. Mas não foi isso que entendeu a FSFS.
De forma contestadora, os moitenses ficaram com a vantagem de decidir em seus domínios e da igualdade no placar agregado. Na ida, no Ribeirão, 2 a 2, em mais um jogo "quente", na volta, 2 a 0 Real e partida suspensa mais uma vez e ainda esperando definição do TJD, apesar do time do centro-sul já ter "jogado a toalha" e desfeito o grupo.

Lagarto Futsal e Real Moitense na decisão do Campeonato Sergipano 2013 (Foto: GLOBOESPORTE.COM)
O duelo da última terça-feira foi o último confronto da equipe lagartense, que vai deixar de disputar a liga nordestina no próximo mês, mesmo com os grupos já definidos e o calendário já traçado - a diretoria informou que um comunicado à Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) será enviado ainda esta sexta-feira (23).
Será que os adeptos esmeraldinos voltarão a sentir a alegria de um título importante, o orgulho de uma equipe imbatível e a melhor sensação do mundo ao vestir o manto alviverde? Só o tempo e as circunstâncias responderão a agora órfã mais vibrante e apaixonada torcida de Sergipe.

Fonte: Portal Lagartense

Nenhum comentário:

Postar um comentário