sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Vereadores falam sobre desvio de função e o aumento dos salários



foto ilustrativa/arquivo pessoal
 

Na última quarta-feira (31/10) só houve a falta do vereador Jackson registrada na Câmara e o debate sobre o aumento do subsídio após notificação do Ministério Público levantou rápida discussão entre alguns vereadores.
Após leitura da ata da sessão anteriror e do convite da Caixa Econômica aos vereadores  para a inauguração de uma unidade em Boquim no dia 01/11 três edis se inscreveram para falar. O primeiro a falar foi o vereador José Raimundo (Duca), que após saudar o futuro vereador Josevan do Pastor, parabeniza Suzana Azevedo por ter sido eleita por 13 votos a 9 para ser Conselheira do Tribunal de Contas de Sergipe – para ele mais uma derrota de Déda. 

Registra também sobre a demora da  vinda da secretária da Ação Social. Completa que o pessoal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, PETI, foi demitido. Indagou como ficarão as crianças assistidas por esse programa, disse ainda que foi informado que mesmo demitindo todos(contratados), o prefeito não consegue fechar as contas do município, o que mostra o quanto foi usado para ganhar a eleição com facilidade. Disse ainda que buscará saber se é verdade a noticia que a prefeitura está chamando os concursados apenas na área da Saúde, como médicos e enfermeiros, mas as outras ainda não.
            A visita da Secretária de Ação Social é para esclarecer os contratos no PETI nos povoados Mangue Grande, Muriçoca e Olhos D’água, de janeiro a fevereiro, e que seriam repassados 300 reais pelo município. E que pode virar  caso de polícia se for verídica a denuncia de desvio de função. Mas com os contratos em mãos tem como averiguar – explica o vereador Duca. Ainda segundo José Raimundo, só restará o secretário de finanças após tantas demissões, como lhe informou Jackson.

A vereadora Imara seria a próxima a falar, mas preferiu passar a fala para o vereador Eraldo que começa felicitando o vereador Jackson pelo seu aniversário. O vereador desabafa sobre o lamentável acidente no ultimo domingo com os da cidade de Pedrinhas. Lembrou ainda que os dois municípios já haviam enviados ofícios solicitando do governo uma solução para mortes como as que ocorreram. O vereador Duca pediu um aparte e relatou o que viu no ocorrido na “Rodovia da Morte”, como é conhecido o trecho. Eraldo lembra que as rodovias Boquim/Estância, conhecido como “Curva da Morte”, e dos  animais soltos nas rodovias Boquim/Treze, Boquim/Pedrinhas, Boquim/Estância põem em risco a vida dos motoristas e passageiros.
Silvio pede um aparte e faz uma reflexão que não basta só as ações do governo como também uma ação da comunidade no trânsito. é preciso tomar certas atitudes e que haja um levantamento de dos nomes das pessoas que deixam os animais soltos no povoado Cabeça Dantas. Eraldo lembra que em 2009 o município fizesse uma fiscalização sobre esse tipo de caso em todos os locais que se vem esse problema, mas até hoje nada foi feito.
Maciel parabeniza os vereadores Eraldo e Jackson e informa que foi respondido oficio ao MP sobre o aumento do subsídio. Sobre o assunto pede aparte o vereador Duca que pergunta até quando isso vai acontecer (sobre o caso do aumento dos subsídios), e diz que o projeto foi votado por unanimidade, e explica que foi questionado sobre a unanimidade da  votação. Em reunião interna (que seria sigilosa segundo o mesmo) os vereadores Eraldo, Imara, Nonó só não concordaram com o salário dos secretários, porem ele defendeu que os secretários trabalham mais que os vereadores e não foi contra o aumento para eles, como foi para o plenário houve a votação.
Bal pede também pede aparte e não ver porque tanta polemica e cita uma conversa que teve com Nivaldo da Bala semana passada e disse:
Nivaldo, você foi eleito pela vontade popular vossa senhoria, quando chegar aqui,  apresente projeto de lei que não quer receber o salário de seis mil e tantos aprovado por essa CASA,  receba o salário anterior! Receba o anterior! Receba de seis mil e dez não receba o anterior... Ai  eu quero ver se ele vem e apresenta o projeto e recebe o anterior. Ou outro apresente... Pelo amor de Deus é uma lei. É lei no seu artigo 29 da Constituição Federal, o vereador receber 30% do deputado federal, estadual aliás, onde o município tenha mais de 10mil habitantes...tá tudo aqui olhe! – desabafa o edil lendo posteriormente o artigo citado.
Para Bal o vereador é o que mais trabalha e quem ganha menos na política, lembra que quando era presidente da Câmara houve uma disputa para representar o Conselho Municipal de Educação... E o Anderson como vereador na época buscou a justiça para ser eleito, pois ele tinha indicado Joaldo Trindade, e assim ganhou pela justiça. Lembra que o promotor vai tomar decisão baseado na lei e que os vereadores receberão conforme a lei determina. Quem é vereador é por vontade do povo até onde o povo quiser.  E não tem candidato, que queira representar o povo, para não ser remunerado e que diga que não vai querer receber os 6 mil e sim três mil. Reforça ainda que os edis vão receber conforme a lei.
A sessão encerrou após Maciel informar que na próxima quarta-feira virão os advogados para começar a discutir nestes dois meses a reformulação da Lei Organica do Município, e logo depois será convocada a sociedade para audiências públicas para discutir também a Lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário